Rua Santa Clara

210 - Brás

Ligue agora

2799 0400

Fale conosco

contato@sodesp.com.br

Saiba tudo sobre as novas siglas usadas pelos órgãos de trânsito e Despachantes: ATPVe, CRLVe e outras

DUT Documento Único de Trânsito (Recibo de Venda)

CRV Certificado de Registro de Veículo (e o mesmo que o DUT, Recibo de venda)

CRLV Cerificado de Registro e Licenciamento de veículo (é o documento que andávamos com ele no carro e que todo o ano tínhamos que renovar o exercício de licenciamento)

Novas Siglas

CRLVe – E o mesmo que o CRLV, mas em formato digital, ele pode ser baixado em seu celular ou pode ser impresso em uma folha A4 com o QRCODE. Esse QRCODE que quando lido por um app chamado VIO, certifica a validade do CRLVe.*

ATPVe *- Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo ou CRVe – Certificado Eletrônico de Registro de Veículo (e a mesma que a ATPVe).

COMO VAI FUNCIONAR

Após dia 04/01/2021 no CRLVe serão acrescentadas algumas informações que só constavam no CRV, como por exemplo o código de segurança, sendo assim fica unificado a parte da frente dos dois documentos em um documento só, o CRLVe.
A parte de trás do DUT ou CRV ficou desmembrada desse documento, gerando um novo documento, o ATPVe.

Perguntas:

Eu ficarei com uma cópia da ATPVe em branco em minha posse para preencher quando eu vender o veículo?
R- Não, ela ficara armazenada eletronicamente no Detran até que você precise desse documento.

Como faço quando eu vender meu veículo?
R-De posse dos documentos do COMPRADOR vá a um DESPACHANTE DOCUMENTALISTA e ele irá preencher eletronicamente todos os dados do comprador e após o preenchimento imprimirá a ATPVe e somente após isso o Vendedor e Comprador ira ao cartório para reconhecimento de firmas.

Por que é importante procurar um Despachante?
R-Ele é um profissional responsável e habilitado para te atender. Somente ele tem acesso a plataforma ECRV da Prodesp (Processamento de Dados do Estado de São Paulo) órgão interligado ao Detran e ao Denatran.

Qual a Segurança dos meus dados?
R-Despachantes para terem acesso a essa plataforma devem primeiramente comprovar o ofício de Despachante Documentalistas, assinar um contrato de responsabilidade e segurança junto a Prodesp de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e após criado usuário e senha, somente conseguem entrar na plataforma ECRV após estarem também de posse de sua CERTIFICAÇAO DIGITAL, (e-CNPJ e e-CPF) devidamente credenciado e atualizado.

O que isso quer dizer?
R- Que você, cliente do Despachante Documentalista terá toda a segurança e confiança para o tráfego dos seus dados, sem se preocupar onde seus dados serão usados e digitados sem se importar com a LGPD.

É caro utilizar os serviços de um Despachante?
R-Não! Não perca seu tempo e nem tenha dor de cabeça na hora de fazer seus documentos ou futuramente caso seus dados fiquem expostos na internet, procure um profissional de trânsito credenciado para te auxiliar. Ele sim está preparado e treinado para te auxiliar com preços que acompanham o mercado atual e ainda você poderá parcelar seus débitos pelo cartão de crédito sem burocracia.