Rua Santa Clara

210 - Brás

Ligue agora

2799 0400

Fale conosco

contato@sodesp.com.br

Uso de celular ao volante dá multa a cada 2 minutos

Um motorista é multado a cada dois minutos por usar celular ao volante em São Paulo. Em 2018, foram mais de 337 mil multas do tipo _cerca de 38 por hora Em relação ao ano anterior, o número representa. redução de quase 40 mil autuações.

As infrações se dividem em três grupos: digitar no aparelho enquanto dirige, segurar o celular com uma das mãos e falar ao telefone.

Os dois primeiros grupos, relativos ao manuseio do aparelho, cresceram de 261 mil ocorrências em 2017 para 268 mil no ano passado _2,5%, aproximadamente. Já o número de casos em que o motorista foi flagrado falando ao telefone diminuiu quase pela metade _de 115 mil para 69 mil.

As multas relacionadas ao uso do aparelho celular podem ser aplicadas por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Trafego), GCM (Guarda Civil Metropolitana) e Polícia Militar. Motoristas também podem ser autuados mesmo com o carro parado no semáforo ou em um engarrafamento.

Os locais onde se registraram mais multas do tipo foram os cruzamentos rua Emília Marengo com a rua Nestor de Barros (zona leste), avenida Paulista com a rua da Consolação (região central) e praça 14 Bis (região central).

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro classifica como “gravíssima” a infração. A multa aplicada, além de pesar R$ 282,47 no bolso do condutor, acrescenta sete pontas na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A multa pode render ainda mais pontos na carteira de habilitação do motorista se combinada à autuação por condução de veículo sem as duas mãos ao volante. Nesse caso, são mais cinco pontos e R$ 130,16.
O motorista que acumular 20 pontos ou mais, em um período de até 12 meses, tem a CNH suspensa.