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Em época de baixas temperaturas, tão desagradável quanto acordar cedo e ter de sair debaixo do cobertor quentinho é entrar no carro, girar a chave e nada do motor pegar. Quem possui carro flex não tem o cuidado de checar o nível de reservatório de partida a frio provavelmente já passou por essa situação. Quando abastecidos com etanol, os modelos bicombustíveis podem não funcionar depois de ficarem parados da noite para o dia se não houver manutenção correta do famoso tanquinho. O mecanismo entra em ação quando a temperatura ambiente fica abaixo de 15°C, na média dos modelos de veículos vendidos no país.
A troca do combustível é recomendada a cada 90 dias evitando maiores problemas também durante as altas temperaturas.
Recomenda-se sempre o uso de gasolina aditivada neste reservatório pois ela contém maior octanagem (índice de resistência a detonação dos combustíveis) do que a gasolina comum, o que facilita a combustão dentro da câmara, lembrando ainda que a aditivada ameniza a oxidação do combustível e a corrosão do sistema.
Outros cuidados que podem ser úteis é evitar dar partida no carro com faróis, ar condicionado e outros sistemas ligados a fim de forçar o mínimo possível a bateria, se a mesma encontrar-se vazia ou velha também pode ocasionar a não partida do veículo. Lembrando sempre que motor, câmbio, transmissão, suspensão e freios demoram mais tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento e, por isso, você não pode exigir muito do seu carro nesses primeiros momentos.