Rua Santa Clara

210 - Brás

Ligue agora

2799 0400

Fale conosco

contato@sodesp.com.br

Cinco carros se comunicando podem diminuir o trânsito

Pesquisadores alemães descobriram que, se apenas cinco entre mil carros estiverem comunicando entre si, o trânsito pode ter uma importante diminuição. O número de automóveis é bem pequeno, mas suficiente para permitir que os engenheiros de tráfego possam determinar a melhor forma de aliviar os congestionamentos, garante a pesquisa.

“Localização de informações específicas do tráfego em tempo real podem ajudar a remediar esta situação, além de aumentar a segurança rodoviária”, disse Nick Reilly, presidente da General Motors na Europa, que participou da pesquisa. “E menos congestionamento significa menos tempo perdido, menos consumo de combustível e menores emissões de CO2.”.

A comunicação entre veículos envia dados de sensores internos do carro a centros locais de tráfego. Estes dados são analisados pelos especialistas, e respostas com melhores soluções são enviadas de volta para os motoristas. O período de um ano de experiência da tecnologia terminou há pouco tempo, e, em breve, deve ser apresentada ao público.

A pesquisa, cujos resultados foram apresentados na conferência de 20 anos da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), fazem parte do programa europeu DIAMANT (sigla para Dynamic Information and Application for Mobility with Adaptive Networks and Telematics Infrastructure).

Fonte: Revista Galileu