Rua Santa Clara

210 - Brás

Ligue agora

2799 0400

Fale conosco

contato@sodesp.com.br

IPVA 2019 começa a vencer amanhã em São Paulo, veja como consultar o valor

Começa a vencer nesta quarta-feira (9) a primeira parcela do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para os motoristas do Estado de São Paulo. O valor a ser pago pode ser consultado em toda a rede bancária desde o dia 19 de dezembro.

A Secretaria da Fazenda de São Paulo alerta que não envia mais os avisos de vencimento do IPVA aos proprietários de veículos do Estado desde 2018. Segundo o órgão, a prática visa a economia de recursos, a eliminação do risco de extravio de correspondências e a contribuição às boas práticas de sustentabilidade.

A consulta do valor a ser pago pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências. Para isso, basta ter em mãos apenas o número do Renavam do veículo. Também é possível verificar os débitos no portal da Secretaria da Fazenda, mediante o número do Renavam e placa do veículo.

Amanhã, o vencimento da primeira parcela ou da cota única com desconto vale para proprietários de automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e motos com placa final 1.

A isenção vale para todos os motoristas que optarem pelo pagamento do imposto à vista. Para um proprietário com um IPVA no valor de R$ 1.000, por exemplo, o desconto ao pagar o valor integral será de R$ 30.

Quem não quiser pagar o valor de uma só vez pode quitar o imposto com um pagamento único sem desconto no mês de fevereiro ou em três prestações, entre os meses de janeiro e março.

Os proprietários que deixarem de realizar o pagamento do imposto ficarão sujeitos a uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa passa a ser 20% do valor total do imposto devida.