Rua Santa Clara

Ligue agora

contato@sodesp.com.br

NOTA OFICIAL UDESP - Operação GRAVAME da Polícia Civil

A Controladoria Geral do Estado realiza nesta quarta-feira (21), com apoio da DEIC de Bauru, a primeira fase da Operação Gravame para combater fraudes no sistema do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Prodesp, companhia de processamento de dados do Estado de São Paulo. A atuação é contra crimes de organização criminosa, corrupção passiva e ativa, favorecimento pessoal, lavagem e ocultação de valores e inserção de dados falsos em sistema informatizado.

“A Operação Gravame da Controladoria Geral do Estado, criada pela nossa gestão, junto com a Polícia Civil, prendeu nesta manhã envolvidos em fraudes no Detran. Aqui ninguém passa a mão na cabeça de bandido, inclusive aqueles que atuam dentro dos órgãos públicos do estado”, disse o governador Rodrigo Garcia.

Os cinco alvos são investigados por envolvimento em fraudes no sistema de multas, pontuação de CNHs e baixas de comunicados de vendas e de óbito do Detran. Os mandados de prisão foram cumpridos com a captura de um diretor do Detran de São Paulo, um policial militar da ativa, dois despachantes e um funcionário de despachante. Foram apreendidos mais de R$ 100 mil na casa do diretor, apontado como o líder do esquema, mais de R$ 10 mil na casa do despachante, um cheque de R$ 500 mil, documentação e três pistolas semiautomáticas. Outros 12 mandados estão em andamento.

Com o apoio do DOPE (Departamento de Operações Policiais Estratégicas), a Operação também contou com a participação da Corregedoria da Polícia Militar. Os suspeitos foram conduzidos à Divisão de Capturas do DOPE e permaneceram à disposição da Justiça. As investigações prosseguem em andamento pela DEIC de Bauru.

NOTA OFICIAL UDESP - Operação GRAVAME da Polícia Civil

A imprensa geral divulgou no último dia 21, matérias sobre envolvimento de despachantes em flagrante esquema de corrupção no Detran.SP para facilitação de emissão de documentos, bem como obtenção de CNHs por meio de compra, assim como outros esquemas fraudulentos.

Batizada de Operação GRAVAME , as investigações começaram com denúncia de uma funcionária do Detran.SP - Posto de Atendimento Bauru, que teve seu acesso ao sistema clonado, possibilitando a QUALQUER pessoa realizar diversos serviços referentes a documentação de veículos, bem como CNHs.

A própria Polícia Civil não explicou melhor a questão do envolvimento dos supostos ESCRITÓRIOS DE DESPACHANTES, porém, a grande mídia já se adiantou incriminando toda uma categoria, a dos Despachantes Documentalistas,  de culpa no cartório, literalmente falando.

Portanto, a UDESP - Associação dos Despachantes Documentalistas, vem a público para ressaltar que:

1) Não compactua com qualquer forma fraudulenta de obtenção de documentos veiculares;

2) Reserva-se ao direito de acompanhar, apurar e entender o que aconteceu para defender a dignidade da categoria;

3) A população pode continuar acreditando na lisura e ética dos despachantes documentalistas;

4) Apoia toda iniciativa dos agentes da lei para melhorar o serviço prestado como um todo.

UDESP, ainda afirma que acompanhará de perto o caso e que não medirá esforços na defesa da categoria, entendendo que faz toda a diferença em ter no seu quadro de associados, profissionais que há mais de 50 anos trabalham com honra, transparência e compromisso com o setor.

Diretoria UDESP